terça-feira, 14 de agosto de 2012

Morrigan, a Rainha das Trevas


Categoria: Mitologia Celta



Morrigan é a deusa celta da batalha e da justiça, e considerada também mensageira da morte. Ela também está associada ao Destino crucial dos seres vivos.

Quando um soldado ou guerreiro vê um corvo sozinho sobrevoar um campo de batalha, ele sabe que é Morrigan vindo avisá-lo se sua partida, ou uma abençoa-lo no campo de batalha.

Alguns acreditam que ela é uma deusa tríplice, ou seja, que possui três faces. Essas três faces são Badb, Macha e Nenhain.

Nenhaim é a face anciã. Ela aparece como um agouro antes da batalha... À beira de um rio lavando roupas sujas de sangue e cantarolando uma antiga canção. O guerreiro que visse este agouro sabia que morreria lutando.

Badb era o corvo em meio a batalha, que podia tanto como profetizar sua morte, quanto ajudar em meio a guerra. Era representada como uma donzela.

E por fim, Macha. Que representava a face Mãe. Ela aparecia no final da batalha e guiava os mortos para o outro mundo.

Os celtas acreditavam que a morte era o ínicio de um novo ciclo, o renascimento. Para eles morrer era apenas uma passagem que todos temos de fazer. Morrigan era temida, não apenas por ser uma deusa vingativa, mas também por ser uma mensageira da morte.

Você deve estar se perguntando... Por que os antigos celtas tinham medo de Morrigan, se a morte era apenas uma passagem? Simples, o medo do desconhecido. Este em particular atormenta a muitos. Morrigan era uma deusa misteriosa e sinistra. Ela guiava almas para um mundo desconhecido, e dava seus avisos e agouros de forma pertubardora. E mesmo assim era respeitada e adorada.

Por hoje é só. Voltaremos a falar de Morrigan outro dia, e sobre como caiu nas armadilhas do amor.

Por Morgana Maria Leandro

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog!
    Sempre entro nele e, recentemente fiz uma sobre Morrigan também. Ficaria muito feliz se você pudesse ler e dizer o que acha ;)
    http://wp.me/p18BuC-fU

    ResponderExcluir