sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Nascimento da Deusa da Sabedoria

Categoria: Mitologia Grega




Zeus, o Senhor dos céus, um dia recebera uma profecia. A profecia dizia que a filha que sua primeira esposa, Métis, esperava seria muito mais poderosa que ele próprio.
Após receber terrível aviso, Zeus foi tomado pelo mesmo medo de seu pai (Cronos) e de seu avô (Urano), o medo de ser destronado pelo filho. 
Métis era a deusa da prudência e primeira esposa de Zeus. E logo mais tarde, deu a notícia que estava grávida a seu marido.
Zeus não ficou contente, como todo pai ficaria... Ele ficou domado pelo desespero. E num ato desesperado ele transformou a esposa em uma mosca, e a comeu.
Nove meses depois, Zeus sentia uma terrível dor de cabeça. Era uma dor tão angustiante, que o deus correu a Hefesto, o deus das forjas, e pediu-lhe para partir-lhe a testa e ver o que acontecia.
Hefesto, relutante, obedeceu. E assim que partiu a testa de Zeus, saiu de lá uma mulher adulta e vestida de armadura. Zeus logo percebeu do que se tratava. A filha, de nome Atena, que saíra de sua testa, sabiamente convenceu o pai a não matá-la. Ela tornou-se deusa da sabedoria e, por ter saído armada do pai, da guerra. Porém, Atena era deusa da guerra justa, e especificamente das estratégias trabalhadas nela.
Atena (também conhecida como Palas Atena) fez um juramento ao pai de nunca casar-se, e, além de deusa da guerra, ela inventara a oliveira e a tecelagem.
Sua sabedoria já fora testada, muitas e muitas vezes. Mas, como tanto falo, isso é uma outra hitória...

Por Morgana Maria Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário