segunda-feira, 30 de julho de 2012

Osíris, o Juíz dos Mortos

Categoria: Mitologia Egípcia




Osíris era um grande faraó egípcio, mais que isso, ele era filho do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut, e reinava o Egito inteiro. E muito mais, ele representava o deus Rá, na terra. Rá era o deus-sol, e era considerado um dos deuses mais importantes.
Osíris tinha duas irmãs Ísis e Néftis. E um irmão, Seth.
Osíris era casado com Ísis, a quem ele amava profundamente. 
Porém, Seth era incondicionalmente amaldiçoado pela inveja que tinha do irmão, e da posição que ele tinha em todo o Egito.
Então Seth preparou um grande banquete para o irmão. Mas Osíris não sabia que o banquete estava rodeado de traidores.
Seth lançou um desafio a todos presentes. Ele ofereceu uma urna de presente a quem coubesse dentro dela.
Osíris fora o único que conseguiu entrar dentro dela, e assim que o fez Seth trancafiou o irmão e jogou a urna no rio Nilo.
Ísis, desolada, procurou desesperadamente pelo marido perdido. E conseguiu encontra-lo. Seth rapidamente soube, e com raiva, esquartejou o corpo do irmão e espalhou-o pelo Egito.
Ísis e o deus Anúbis (em forma de chacal) procuraram Osíris incansávelmente. Quando o encontraram, Ísis (que era uma grande feitiçeira) enfaichou os pedaços de Osíris e o trouxe de volta a vida. Porém, depois desta passagem entre vida e morte, Osíris tornou-se o Juiz dos Mortos e Senhor do Mundo Inferior.
Osíris e Ísis tiveram um filho, Hórus, que representou o Alto e o Baixo Egito, e após derrotar Seth, reinou ambos.
Os deuses Toth e Anúbis auxiliam e aconpanham Osíris no Reino dos Mortos, ajudando-o nos julgamentos de cada alma que ali entrasse.
Por Morgana Maria Leandro.

5 comentários: