sábado, 21 de julho de 2012

A Criação do Mundo, de Acordo com a Mitologia Grega

Nosso primeiro mito será sobre a criação do mundo, de acordo com uma mitologia muito bem conhecida hoje em dia: A Mitologia Grega.




No princípio o mundo era uma grande massa informe, com tudo fora de ordem. Essa massa era chamada de Caos. Havia vapor, água, terra e fogo, misturados entre si.
Estes elementos começaram a se misturar mais e mais, e destes nasceram Gaia (a Terra), Urano (o Céu), Pontos (o Mar) e Tártaro (o Abismo).
Estes deuses primórdios começaram a organizar os elementos no mundo, construíram montanhas e rios, tranformando-o no que conhecemos.
Gaia e Urano tornaram-se amantes e reinaram este novo mundo, e tiveram seus primeiros filhos: os ciclopes, gigantes de apenas um olho no meio de sua testa; e os centímanos, gigantes com que continham cem mãos.
Porém, Urano, movido pelo poder e ambição, aprisionou seus filhos no abismo da tortura, o Tártaro.
Gaia ficou magoada, e teve outros 12 filhos com Urano: os Titãs. Urano também aprisionou todos eles. Porém, quando o mais novo titã, Cronos, nasceu, Gaia o presenteou com uma foice. Muito poderosa. E quando Urano dormia, Cronos cortou-o em pedaços e jogou-os no mar. Logo depois, libertou seus irmãos, os titãs. Mas deixou os ciclopes e centímanos no Tártaro, o que para eles foi uma grande traição.
Por fim, Cronos casou-se com a irmã titânide, Réia e ambos reinaram depois que Urano morreu. Cronos também ficou embriagado de poder, como o pai, mas isto é uma outra história...

Por Morgana Maria Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário