Categoria: Mitologia Grega.
Após derrotar o pai, Urano, Cronos liberou os titãs e governou o mundo, ao lado de sua esposa, Réia.
Réia e Cronos tiveram 6 filhos. Mas Cronos, com medo de suas crias quererem matá-lo, assim como ele fez com seu pai, engoliu todos de uma vez.
Réia não aguentava ver os próprios filhos serem devorados pelo pai, então quando seu último filho, Zeus, nasceu, ela o escondeu, e colocou uma pedra para Cronos devorar.
Cronos não notou diferença alguma, e enquanto ele relaxava em seu trono, Zeus crescia e planejava libertar seus irmãos.
E assim foi. Zeus cresceu e, disfarçado, deu uma bebida para Cronos beber, e isso o fez vomitar todos os seus filhos, já crescidos de sua barriga.
Zeus e seus irmãos: Poseidon, Hades, Deméter, Hera e Héstia, começaram uma guerra contra os titãs, mas apenas eles não era suficiente para deter o exército titã.
Então, Zeus libertou os ciclopes e centímanos de sua prisão e os convenceu a lutar ao seu lado.
Os deuses venceram a batalha, Zeus cortou o pai em pedaços e jogou-os nas profundezas do Tártaro. E aprisinou todos os titãs em prisões ou maldições.
Zeus dividiu o poder com seus três irmãos. Zeus ficou com o domínio dos céus, e reinou sobre os deuses. Poseidon ficou com o domínio dos mares. E Hades dominou o Mundo Inferior, o lugar em que todos vamos, quando é chegada a hora da morte.
Deméter tornou-se deusa da agricultura, Hera do casamento e dos céus (após casar-se com Zeus) e Héstia firou deusa da chama do lar e da família.
O reinado dos deuses prosperou durante a eternidade, sendo ameaçado milhões de vezes. E contaremos essas ameaças a vocês, com certeza!
Por Morgana Maria Leandro.
Adorei
ResponderExcluirPerfeito tirei 10 no meu trabalho
ResponderExcluir