terça-feira, 24 de julho de 2012

A Criação do Mundo, de Acordo com a Mitologia Egípcia

Eis mais uma questão imposta por mais uma outra crença: A Criação do Mundo. Desta vez pela visão e religião do Egito Antigo.





No princípio, o mundo era apenas um rio adormecido, chamado Nun, que hoje é considerado o famoso Rio Nilo. Por muitos e muitos anos ele permaneceu no vazio, calmo e parado. Ao longo do tempo ele começou a acordar do seu sono, e começou a se agitar.
Dos agitos de Nun, surgiu uma flor de lótus, e dela Rá nasceu. Rá foi o primeiro deus egípicio e era representado como o sol. Mas Rá era sozinho no vazio líquido. E de sua própria sombra ele gerou uma filha, Tefnut, deusa da água. Além de Tefnut, Rá teve outros dois filhos, Bast, deusa dos gatos e da fertilidade, e Shu, deus do ar.
Bast veio a ser esposa de Rá. E Tefnut, esposa de Shu. Tefnut e Shu tiveram dois filhos, Geb (deus-terra) e Nut (Deusa-céu).
E fora, enfim, posta uma ordem no cosmos e construído o mundo.
Geb e Nut casaram, e tiveram quatro filhos, deuses, para povoarem a Terra: Ísis, Néftis, Osíris e Seth. Osíris viria a suceder o reinado de Rá, na Terra. E Seth era muito invejoso. Mas isso, meus amigos, é uma outra história.


Por Morgana Maria Leandro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário