domingo, 22 de julho de 2012

A Criação do Mundo, de Acordo com a Mitologia Nórdica

O mito de hoje será o começo do mundo, pela visão e crença Nórdica. A religião cultuada pelos vikings e escandinavos.




A Mitologia Nórdica foi uma das religiões que adotou, assim como a mitologia grega, a teoria do caos. Que seria um vazio primitivo, ou um ambiente em completa desordem. Para a mitologia nórdica era assim, o vazio primitivo.
Esse vazio chamavasse Gennugagap, e ao norte dele estava a região gelada e nevoada, chamada Niflehein. E ao sul, era a região quente com vapor, Muspelhein.
Em Gennugagap corriam 12 rios. E com o tempo, o vapor começou a congelar, e esses rios congelaram com ele. Mas quando o fogo de Muspelhein colidiram com a neve, ele derreteu-a transformando-a num gigante de gelo.
Esse gigante chamavasse Ymir. E ele vivia entre o gelo e o fogo. E enquanto ele dormia, o fogo o fazia soar, e dali nasceu seus primeiros filhos, os gigantes de gelo.
Muito tempo depois, o derretimento do gelo de onde Ymir vivia, criou uma vaca, chamada de Audhumla.
As tetas de Audhumla amamentavam Ymir e seus filhos, e para se alimentar ela lambia gelo e água salgada.
Das lambidas de Audhumla, nasceu um homem chamado Buri. Buri casou-se com uma gigante glacial, e com ela teve um filho chamado Bor.
Bor teve um papel bastante importante, que fora simplesmente gerar os primeiros deuses: Odin, Vili e Ve.
Os gigantes, cientes da existência destes 3 deuses, começaram uma guerra. E esta guerra terminou, quando Odin e seus irmão mataram Ymir.
O sangue de Ymir afogou os gigantes, deixando apenas um, que muito mais tarde daria vida a outra raça de gigantes glaciais.
Odin, Vili e Ve usaram o corpo de Ymir para povoar o vazio. Usaram sua cabeça para fazer o céu, seu sangue originou os rios e mares, seu cérebro deu origem as nuvens, seu cabelo deu origem a flora e por aí vai.
Odin criou o primeiro homem (Ask) de um freixo e a primeira mulher (Embla), de um olmo.
Os três irmãos nomeram aquele novo mundo de Middigard, a Terra. Onde uma grande serpente (chamada Serpente de Middgard) rodeava suas fronteiras, devorando qualquer um que tentasse deixar a Terra.
Esses irmãos construíram um lar para que eles vivessem, e o chamaram de Asgard, a Cidade Dourada. Onde viveria os deuses da disnastia Aesir.
Veja bem, a mitologia nórdica divide os deuses em duas dinastias: os Aesir e os Vanir. Os deuses aesires são considerados deuses da guerra e do destino. E os vanires, deuses da fertilidade e prosperidade, mas isto é para uma outra hora...
Além de Middgard, existem outros 9 mundos na Mitologia Nórdica, que são sustentados pelos galhos da árvore Yggdrasil, a Árvore dos Mundos.
Os nove mundos são: Middigard, Alfhein, Svartalfhein, Hel, Asgard, Nilfhein, Jötunhein e Vanahein. E falaremos sobre todos eles, num outro dia.
  
Por Morgana Maria Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário